O Sindicato do Comércio de Bens e Serviços de Governador Valadares e Região foi fundado em 13 de fevereiro de 1979, com a missão de orientar, coordenar, proteger, defender, representar e fomentar o desenvolvimento do comércio local.
Há mais de 45 anos de atuação, o ano de 2011 ficou marcada na história do Sindicato. A entidade, que até o momento era conhecida como Sindicom, passou a ser intitulada como Sindicomércio Governador Valadares. Com as terminologias unificadas em todo o país, o objetivo foi fortalecer a identidade do Sindicato e a área de atuação. Além disso, em agosto de 2014, o Ministério do Trabalho concedeu ao Sindicato o direito de representar também os interesses do Setor Atacadista e de Serviços, além do Varejo.
O Sindicomércio surgiu a partir de uma necessidade de se obter uma entidade de classe que pudesse representar com legitimidade a classe patronal em seus direitos e interesses coletivos ou individuais, inclusive nas negociações coletivas de trabalho. Para isso, a entidade trabalha em defesa da união e crescimento da classe de forma a promovê-la para que tenha representatividade junto à sociedade, aos órgãos de administração e ao poder público.
Para essa atuação, seja no âmbito local, estadual ou nacional, todo o trabalho desenvolvido pelo Sindicato é feito em consonância com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio), órgão que dá suporte a solicitações e negociações junto à Confederação Nacional do Comércio (CNC).
As ações do Sindicomércio são permeadas por três pilares:
– Transparência e ética nos relacionamentos;
– Participação de representantes do comércio nas decisões;
– Monitoramento da satisfação dos associados objetivando a garantia da qualidade dos serviços.
O Sindicato é direcionado a três segmentos:
– Aos empresários;
– Ao mercado;
– Aos consumidores.
Junto aos empresários, o Sindicato contribui com o conhecimento e a atualização da classe, através de palestras, seminários, orientações técnicas, jurídicas, administrativas e tributárias.
Perante os consumidores, aumenta as possibilidades de consumo através do fortalecimento do comércio e do horário de funcionamento do mesmo.
Além disso, participa ativamente de reuniões com o Poder Público e com a comunidade, contribuindo com ideias e informações, gerando a um desenvolvimento local integrado e sustentável.
Manutenção: A manutenção do Sindicato é feita anualmente através Contribuição Assistencial, criada com força de lei, conforme o artigo 513, alínea “e” com parâmetros estabelecidos na Convenção Coletiva de Trabalho – CCT vigente.
Missão do Sindicomércio: Representar, defender e fomentar o desenvolvimento do Comércio de Bens e Serviços.
Visão do Sindicomércio: Liderar a comunidade empresarial e ser reconhecida como representante legítimo do Comércio de Bens e Serviços.
Bandeiras do Sindicato:
-Gestão pública eficaz;
-Racionalização dos impostos;
-Fortalecimento da representatividade;
-Liberdade individual e coletiva na relação de emprego;
-Combate à informalidade e luta pela longevidade das empresas.